Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Clarice Lispector - A paixão segundo G.H

.


"É difícil perder-se. É tão difícil que provavelmente arrumarei depressa um modo de me achar, mesmo que achar-me seja de novo a mentira de que vivo. Se tiver coragem, eu me deixarei continuar perdida. Mas tenho medo do que é novo e tenho medo de viver o que não entendo. Perder-se significa ir achando e nem saber o que fazer do que se for achando. Não sei o que fazer da aterradora liberdade que pode me destruir. Mas estou tão pouco preparada para entender. Mas como faço agora? Por que não tenho coragem de apenas achar um meio de entrada? Oh, sei que entrei, sim. Mas assustei-me porque não sei para onde dá essa entrada. E nunca antes eu me havia deixado levar, a menos que soubesse para o quê.
(...)
Mas por que não me deixo guiar pelo que for acontecendo? Terei que correr o sagrado risco do acaso. E substituirei o destino pela probabilidade.
(...)
Perdi alguma coisa que me era essencial, e que já não me é mais. Não me é necessária, assim como se eu tivesse perdido uma terceira perna que até então me impossibilitava de andar mas que fazia de mim um tripé estável. Essa terceira perna eu perdi. E voltei a ser uma pessoa que nunca fui. Voltei a ter o que nunca tive: apenas as duas pernas. Sei que somente com duas pernas é que posso caminhar. Mas a ausência inútil da terceira me faz falta e me assusta, era ela que fazia de mim uma coisa encontrável por mim mesma, e sem sequer precisar me procurar".



5 comments

Paulo Sergio Paz disse...

"nao se preocupe em entender, viver ultrapassa todo o entendimento." Clarice Lispector.

Clariice é espetacular, divina e diabolica ao mesmo tempo, nao encontrei escritora melhor, e olhe que ja procurei.

http://paulosergioembuscadotempoperdido.blogspot.com/

paradigmas universal disse...

A probabilidade não seria coisa do destino?

Geanny Michelly. disse...

Clarice Lispector , textos dela ? perfeitos !!

Gosteii daqui, to seguindo. =D
bjOs !!!

gchelly.blogspot.com

Forever Dieguita disse...

SEGUINDO :)

Unknown disse...

Gostei bastante do seu blog, deveriam existir mais blogs de adolescente. :S
Seguindo. Se poder, vista lá. (:

Diogopensamentos.blogspot.com

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário